A "Razão de ser"
Sócios Fundadores
António Augusto Saavedra da Costa
António Francisco Dias Vieira
António Joaquim Magalhães Cabral
Ernesto de Andrade Costa
José Joaquim Medeiros de Moura
António Mota Dinis do Vale
Abel J M da Silveira Montenegro
António Alves da Silva
Mateus Carlos Teixeira Alves
Manuel Lopes dos Prazeres
José Augusto Macieirinha
"RAZÃO DE SER" DA ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DE VILA REAL
O Seminário não é só um tempo, é também o espaço e o edifício onde, ao longo de gerações, se formaram os padres da Diocese e tantos outros jovens que, não tendo sido sacerdotes, estão hoje inseridos e comprometidos em projectos de relevante importância na nossa sociedade.
O Seminário, destinado a servir como local de instrução para os seminaristas, preparando-os para o sacerdócio, foi local de residência e de trabalho de grupos de jovens, ao longo de várias décadas, que aí cresceram em situação semelhante, separados da sociedade por um período considerável de tempo e levando uma vida fechada e formalmente administrada.
Aí viviam em comunidade, moravam, estudavam e se divertiam juntos, no mesmo espaço físico , numa vida de internados com pouco contacto com a realidade externa e sofrendo uma modelagem institucional na subjectividade de cada um.
Com o concílio Vaticano II e o Maio de 1968 , surgiu a maior crise dos seminários, que se concretizou na saída da quase totalidade dos alunos, no abandono do ministério por muitos jovens sacerdotes, na contestação ao traje eclesiástico, no desaparecimento da coroa ao ritmo do crescimento do cabelo, na subalternização do latim e no surgimento da Liturgia coloquial.
Daí que seja elevado o número de antigos alunos do seminário em carreiras extra religiosas.
A verdade é que, após a saída, numa primeira etapa, a grande maioria dos ex-seminaristas pretendesse passar uma esponja sobre esses anos - vê-los varridos da sua história -, recalcados pela insegurança que sentiam perante a vida que tinham pela frente, vida até aí vivida num clima pesado na instituição ocultado por uma fachada de bem estar e tranquilidade...
Como a história só pode ser objectivamente avaliada por análise das experiencias vividas após os factos, os antigos alunos do Seminário, após a sua plena integração na sociedade, puderam constatar que a disciplina imposta, os hábitos de trabalho inculcados e os conhecimentos ministrados foram a chave do seu sucesso na vida.
E de um recalque inicial, surgiu o orgulho de terem passado pelo Seminário, orgulho assente no notório reconhecimento do papel que o Seminário teve na sua Formação como Homens, pautada pelos valores axiológicos que lhes foram inculcados e pela certeza das marcas indeléveis que o tempo não apaga e a maturidade faz reconhecer terem sido imprescindíveis na sua formação global.
E foi cedo que se aperceberam da importância da sua formação ...
Com a Revolução de Abril, quando as gerações mais novas, onde se incluía a da maioria de nós, procuravam estabilizar ou iniciar a sua vida, após conclusão dos estudos e cumprimento do serviço militar vieram as alterações profundas das maneiras de se ver o País e o Mundo em geral.
E essa liberalização política arrastou o País para uma liberalização de costumes e uma alteração de meios e modos de vida que deixou muitos completamente desnorteados e perdidos.
Foi, pois, neste ambiente politico social em que a maior parte procurava encontrar raízes a que se agarrar e pessoas em quem confiar, que a grande maioria de nós, olhando para a sua estrutura pessoal decidiu participar em 02 de Maio de 1981 num encontro de antigos alunos do nosso seminário, onde estiveram mais de 400 antigos alunos em sessão presidida por Sua Ex.ª Reverendíssima, o Sr. D. António Cardoso Cunha que garantiu o apoio a reuniões similares e colocou à nossa disposição as instalações e um mínimo de meios.
E aí nasceu a ideia de constituir uma Associação dos Antigos Alunos, ideia que germinou nos anos subsequentes e viria a ser corporizada a 13 de Outubro de 1986 na sequência do 3º encontro de Antigos Alunos do Seminário de Vila Real no salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição realizado no dia 8 de Junho de 1985 presidido pelo Sr. D. António Cardoso Cunha, onde foi deliberado, criar uma Associação de Antigos alunos.
E foi na sequência dessa deliberação que, no dia 13 de Outubro de 1986, por escritura lavrada no Cartório Notarial de Vila Real e outorgada pelos antigos alunos António Francisco Dias Vieira, António Augusto Saavedra da Costa, António Joaquim Magalhães Cabral, Ernesto de Andrade Costa, José Joaquim Medeiros de Moura, António Mota Dinis do Vale, Abel Joaquim Mourão da Silveira Montenegro, António Alves da Silva, Mateus Carlos Teixeira Alves, Manuel Lopes dos Prazeres e José Augusto Macieirinha, foi fundada a Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Vila Real.
Em 1 de Março de 2004, no Diário da República - III série, nº 51, foi certificada a Constituição da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Vila Real.
Desde 1972 realizam-se os seguintes encontros de antigos alunos que alimentaram este desejo da Associação .
01 de Julho de 1972 realizou-se a 1ª reunião dos antigos alunos.
02 de Maio de 1981 com a presença de mais de 400 antigos alunos, teve lugar a 2ª reunião presidida por Sua Ex.ª Reverendíssima, o Sr. D. António Cardoso Cunha.
8 de Junho de 1985 realizou-se o 3º encontro de Antigos Alunos do Seminário de Vila Real num salão da igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguido de almoço no Seminário, presidido pelo Sr. D. António Cardoso Cunha, tendo-se decidido, nesse encontro, criar uma Associação de Antigos alunos
26 de Julho de 1997 teve lugar o 4º encontro presidido por Sua Ex.ª Reverendíssima o senhor D. Joaquim Gonçalves, Bispo da Diocese.
4 Abril de 1998, realizou-se o 5º Encontro presidido pelo Senhor D. Joaquim, data em que a Associação com a Câmara Municipal de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Câmara Municipal de Mondim de Basto, homenageou o Monsenhor Ângelo do Carmo Minhava.
11 de Fevereiro de 2001, dia da Ordenação Episcopal de D. António Augusto Santos Marto, antigo aluno do Seminário de Vila Real ,realizou-se o 6º Encontro dos Antigos Alunos no Hotel Mira Corgo .
23 de Abril de 2005, desta vez em Vidago, no Centro de Formação Profissional Agrária AlvesTeixeira e mais uma vez presidido pelo Sr. D. Joaquim Gonçalves teve lugar o 7º ENCONTRO, data a partir da qual, por sugestão do nosso Venerando Bispo, os Encontros passaram a ser anuais, no Seminári ode Vila Real e no Terceiro Sábado de Maio local e data onde se verificaram os 8º, 9º e 10º Encontros
Em 2008, data em que homenageamos ( a titulo póstumo ) o Sr. Dr. António Joaquim Magalhães Cabral, foi decidido que todos os anos nos lembraríamos de uma forma especial, de alguém desta Casa.
Assim a próxima reunião de 16 de Maio de 2009 e já inserida no programa publicado, está a homenagem a um ilustre professor da nossa casa
Em 2009, data em que homenageámos o Teacher ,Dr. António Augusto Sampaio
Em 2010, data em que foi homenageado o SR. Padre José Joaquim Dias Gomes
Em 2011, homenageámos o Seminário de Vila Real , pelos frutos amadurecidos no Seminário para servir a justiça, lembrando : 4 Juízes Conselheiros, 5 Juízes Desembargadores,1 Procurador da República, 19 Advogados,e 5 Oficiais de Justiça (números do conhecimento da AAASVR)
2012 date em que homenageámos Mons. José António Costa Selas
2013, data em que homenageámos Mons. João Parente e Mons. Salvador Parente.
2014, data em que homenageámos DR. Barroso da Fonte
2015, data em que homenageámos Padre Lourenço Fontes
2016, data em que homenageámos o Padre João Batista Domingues
2017, data em que homenageámos o Coronel António Francisco Dias Vieira
2018, Implementação de um Busto na Praça da Sra da Conceição em honra do Monsenor Minhava.
2018, data em que homenageámos Valentim Fernandes dos Santos
2019, data em que homenageámos o DR. Normando Valongueiro Machado.
A Associação não se tem limitado à realização de encontros mais ou menos periódicos.
Para além das homenagens já referidas, praticou várias actividades, onde destacamos a angariação de fundos para o Seminário;
A colaboração com as entidades religiosas em tudo o que lhe foi pedido ;
A congratulação e a presença nas Sagração dos Senhores Bispos: D. Gilberto Canavarro D.-Amândio Tomás , D. António Marto (Bispo e Cardeal) e D. MANUEL liNDA.
Acompanhou Sua Ex Revª D. Joaquim na obra “ Travessia”
Participou a titulo individual de alguns Dirigentes no Movimento Pro- Vida (referendo aborto), Pastoral, Movimentos etc.
Convidou algumas entidades para colóquios sobre assuntos actuais e pertinentes, nomeadamente o uso de embriões a fecundação medicamente assistida a cargo do Professor Dr. Daniel Serrão.
Em 24 e 26 de de Abril de 2009 em Fátima realizou-se um encontro com o titulo Seminários –“Da Memória à Profecia”. O Encontro contou com mais de 300 presenças de antigos -alunos ordenados e leigos.
O Nosso Seminário uma das associações organizadoras fez-se representar pelo nosso Bispo e 18 antigos-alunos.
Daqui nasceu a UASP -União das associações antigos alunos dos Seminários Portugueses- Associação a que aderimos como sócios em 2010 e passamos a fazer parte dos Corpos Sociais
Temos colaborado quer nas Jornadas Culturais, Retiros e Fóruns, com a Organização de 2 jornadas em 2013 em Vila Real e 2015 em Montalegre.
Em 2012 participação no forum em Lamego sobre a clarificação dos Estatutos
Em 2014 em Braga no forum “Olhares sobre o concilium Vaticanoll - com um trabalho “Sacrosanctum Concilium”
Em 2018 em Fátima no Forum “ O Acesso á expariência da fé hoje” com o trabalho “A transmissão da fé na geração dos filhos”.
A Direcção da AAASVR para além da criação da página na Internet AAASVR.COM para a qual pede colaboração com textos de opinião ,noticias fotografias e divulgação de encontros ou realizações, propôs-se a fazer uma exposição de todas as obras de arte, dos antigos alunos em todas as variantes: pintura,escultura, literatura, musica e outras e ainda publicitar a venda das mesmas obras.
Por tudo isto, valeu a pena mantermo-nos unidos.
A Direcção
15
Membros dos Orgãos Sociais
+500
Associados
+100
Eventos realizados
TOMADA DE POSSE DOS ÓRGÃOS SOCIAIS
Os órgãos sociais da Associação Antigos Alunos do Seminário de Vila Real, eleitos no dia 13 de novembro, tomaram posse, no passado dia 7, pelas 19 horas, no Seminário de Vila Real. Presentes no ato o bispo da diocese, D. António Augusto Azevedo, o vice-reitor do Seminário, padre João Curralejo, os ex-presidentes da Direção e familiares.
Domingos Costa, o presidente eleito da Direção, após os agradecimentos pela presença de todos, sublinhou a importância do Seminário ao dar a cada um determinados valores, métodos, disciplina, assim como o aprender a gerir o tempo. Aqui, continuou, se formou um grande número de sacerdotes, cinco deles chegaram ao episcopado – D. Aquino (ordenado bispo no Brasil), D. Gilberto Canavarro, D. Amândio Tomás, D. António Marto (hoje cardeal) e D. Manuel Linda. Mas houve um sem número de ex-seminaristas que estiveram em projetos importantes da sociedade portuguesa. “Foi esta Casa que nos ensinou a ser homens”. Sublinhou a importância dos convívios anuais iniciados nas décadas de setenta e oitenta, que estiveram na base da criação da Associação (13.10.1986) e que sob a influência de D. Joaquim passaram a realizar-se no Seminário, em maio.
Sem mencionar um programa de ação, disse que a nova Direção continuará a desenvolver as atividades que são características da Associação, nas quais se inclui a sua participação no âmbito da UASP (União das Associações dos Seminários Portugueses). Mostrou, ainda a disponibilidade da Associação para colaborar com a Diocese em atos que esta considerasse oportuno. Terminou dizendo que “o Seminário é o edifício, é o espaço, mas o Seminário somos nós.”
José Manuel Moura, que já presidiu a este organismo, dirigiu algumas palavras aos presentes, dizendo que “estes atos de tomada de posse não são mais que a manifestação de um sentimento coletivo expresso na frase por muitos referida “devo tudo aquilo que sou ao Seminário”, pois este mostra-se como um organismo “identitário dos todos os ex-seminaristas”. António Dinis do Vale, que deixou a presidência da Direção, agradeceu a colaboração de todos, em especial a de D. António Azevedo. José Augusto Branco, que, desta vez, assume a presidência da Assembleia Geral, referiu que “o encontro anual é a celebração da amizade, assim com a partilha das nossas vidas”.
- António Azevedo concluiu esta tomada de posse. Na oportunidade disse que comungava no reconhecimento àqueles que cessavam funções e felicitava os empossados, desejando um bom mandato e que este fosse de crescimento em número de pessoas dentro de uma lógica inter-geracional. Considerou, depois, dois aspetos: um mais emocional e outro mais concetual. Sobre o primeiro disse: “todos nós sentimos aquele seminário onde estudamos, onde crescemos, como a nossa casa ou a segunda casa” da qual fica “uma marca afetiva.” Relativamente ao segundo, referiu-se à evolução da Igreja ao longo das décadas, mencionando a própria definição e identidade de Seminário, como “espaço, casa ou templo.” A Comissão Episcopal, a que preside e que está a trabalhar neste sentido, equaciona as dimensões espacial ou temporal. A tendência é para valorizar mais o temporal que corresponde a um período da vida, porque o tempo é superior ao espaço, mas este sempre deu bons frutos.
Lembramos os órgãos sociais eleitos foram os seguintes:
Orgãos Sociais
Direção
Presidente – Domingos Fernando Vilela Costa
Secretário – Joaquim Ribeiro Aires
Tesoureiro – Fernando José Casinhas Capela
Vogais – José Manuel Silva Moura, António Maria Dias Cascais
Assembleia Geral
Presidente – José Augusto Francisco Branco
Secretário – Valentim Fernandes Santos
Secretário – Luís Pedro Ribeiro Gomes
Conselho Fiscal
Presidente – António Mota Dinis do Vale
Secretário – António José Barreira
Relator – Cláudio Jorge Pereira Amaral da Silva
Estatutos da Associação
CAPÍTULO PRIMEIRO
Designação, âmbito, sede, objectivos e duração.