Relatório de atividades – 19/05/2017 a 13/11/2021

Eleitos em Maio 2017, decidimos adoptar como nosso lema a exortação sinodal “Amoris latitiae“, a alegria do amor que se vive em família.

Nós, Associação, somos uma família em que impera a amizade pura.

Uma pergunta que baila no nosso espírito é: Porque persistimos nestes encontros? Porque algo em comum nos marcou: A Casa Grande?Quem gosta vem, quem ama fica. Sócios fundadores da Uasp (União das Associações dos Seminários portugueses), acompanhamos todas as actividades que esta Associação implementa.

Assim, logo em 2017, no programa “Por mares dantes Navegados“, colaboramos com a Delegação a S. Tomé e em setembro participámos com 16 elementos da nossa Associação nas Jornadas culturais “Ecos do coração de Viana”.

Em 2018, no V Fórum “A transmissão de fé na geração dos filhos” – trabalho apresentado pelo nosso associado Dr. Fernando Capela. Estiveram presentes O Presidente da Direcção, António Vale, o Presidente do Conselho Fiscal, Dr. J. Branco, e dois elementos da Direcção, Dr. Domingos Vilela e Dr. Fernando Capela.

Ainda em 2018, nas jornadas culturais  “Navegando entre a Madeira e Porto Santo”.

Em 2019, “Por Mares nunca dantes Navegados” – em Sumbe, Angola

Nas Jornadas culturais, “A Cidade e a Serra”, em Gondomar, Arouca e Porto.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, um retiro em Fátima conduzido por Mons. Luciano Guerra, “Retiro itinerante – contemplar com S. Francisco Marto” – É fundamental amar o próximo como a nós mesmos. A vida induz necessariamente sofrimento “in Omnibus respice finem” – Em tudo o que faças olha para o fim. Terminado o retiro, houve um tempo de oração e adoração em ambiente de grande acolhimento.

Após o almoço de dia 25, foi tempo da Assembleia Geral da Uasp que proclama São Francisco Marto, patrono das Associações dos Antigos Alunos dos seminários portugueses, pois reconhece na sua experiência espiritual um forte estímulo para o crescimento na fé, no amor e na esperança.

Em 2020, estão abertas as Jornadas culturais “O Vale do Ave” e o programa “Por mares dantes Navegados” em Moçambique.

Fazendo nós parte dos corpos sociais da Uasp Presidente – Conselho Fiscal, estivemos presentes em todas as assembleias gerais entre Fátima, Barcelos, Leiria e Braga (Montariol).

Na nossa Associação concretamente, procedemos aos habituais convívios 2018/2019 e 2020 sendo que este não foi possível por causa da pandemia (covid) ; e aos usuais Magustos 2017, 2018, 2019.

Com edição do Mons. Salvador e acompanhameno da AAASVR, foi o publicado o Livro “Poemas” do autor Mons. Minhava.

Homenageámos 2 elementos da nossa Casa: Valentim dos Santos, Normado Valongueiro Machado e Sua Eminência D. Marto ficou pendente pelas razões que impediram outras realizações (COVID).

Em 2018, com o Valentim Santos como Mecenas, com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Real, e com a logística ao pormenor da AAASVR, foi erigido um busto ao nosso ilustre Monsenhor Minhava. Filólogo, musicólogo, humilde no ser e sábio no dizer. Fica na rotunda da Nª Sª da Conceição, local escolhido pela AAASVR.

Em 2019, com edição do Mons. Salvador Parente, foi editado o livro “Composições Musicais de Mons. Ângelo do Carmo Minhava”. A AAASVR, fiel depositária da Obra, colaborou com todo o empenho nestas realizações e vai colaborando com todo o empenho nesta e outras obras de outros autores, tendo a expansas próprias editado a “Cabrilíada do Mons. Minhava” e o quadro da “Ceia de N.J.Cristo” no Seminário de Vila Real, do Pintor Mons. Silvino Rodrigues Nóbrega – Edição Dias Vieira.

Estivemos em 2019 em Argeriz no lançamento do “Memorial do Seminarista ll”, com coordenação e notas de José Dias Batista. Nota: a venda das obras do Mons. Minhava, reverte para missas em prol do Autor.

O nosso convívio 2019 foi realizado fora do Seminário, num restaurante da cidade. Foi passageiro, tudo está normalizado e para a frente será o caminho. Estamos a conseguir a aderência e presença de novos antigos alunos como já ficou demonstrado no nosso Magusto 2019.

Titulares de uma página (NET) desde 2010, fomos forçados a renovar, refazer e aumentar a mesma com um DOMINIO diferente. Achamos que ficou completa e capaz de guardar, mostrar e informar todos os associados por alguns anos. Pedimos que a usem:  aaasvr.pt

Em ano de eleições, desejamos aos futuros Corpos Sociais toda a força para pôr em prática os seus projectos e os Corpos Sociais de 2017/2020 estarão disponíveis para colaborar nas solicitações que lhe forem feitas.

Um agradecimento aos Corpos Sociais cessantes pela sua dedicação constante e inexcedível.

O Presidente da Direcção,

António Mota Dinis do Vale