POSSE DOS ÓRGÃOS SOCIAIS
Dia 11 deste mês de dezembro, pelas 19H30, no Seminário, tomaram posse os órgãos sociais eleitos, em Assembleia Geral, realizada, no passado dia 8 de novembro.
Assembleia Geral: 
– presidente, Domingos Costa; secretários, Valentim Fernandes Santos e Luís Pedro Ribeiro Gomes; Direção- Fernando José Casinhas Capela; secretário, Joaquim Ribeiro Aires; tesoureiro, José Manuel Silva Moura; vogais, António Maria Dias Cascais e Pedro Jorge Dias Chaves; Conselho discal – presidente. José Augusto F. Branco: secretário, António Barreira; relator, Cláudio Jorge P. A. da Silva.
Fernando Capela saudou os presentes, referindo o companheirismo de mais de duas décadas, caminhando sempre lado a lado. Agradeceu a todos a participação e
o “terem aceitado ficarem comigo neste novo mandato, neste novo mandato que nós prevemos que seja um bom mandato, com um espírito de união de camaradagem.” Referindo-se àqueles que têm exercido funções nos órgãos sociais, disse, ser “um grupo fantástico”. Depois pediu um aplauso especial para o presidente cessante, Domingos Costa, para lhe agradecer o mandato, agora terminado, considerando que foi um exercício «muito bom». Congratulou-se também pelo companheirismo manifestado em muitos momentos, desejando-lhe, agora, “sucesso como presidente da mesa da Associação.” Seguidamente, dirigiu-se ao companheiro António Dinis do Vale que, depois de tantos anos ao serviço da Associação, na assunção dos vários cargos nos órgãos sociais, deixou de ser um efetivo nominal. “Muito obrigado por todo o apoio ao longo de tantos anos e essencialmente pela sua amizade.” Fez votos que ele mantenha sempre a sua presença nos vários eventos, na medida das suas possibilidades, “nesta nossa Casa, porque efetivamente esta é
a nossa Casa.” Como palavras finais disse: Vamos iniciar o nosso mandato, vamos continuar a elevar e a dignificar o nome do nosso Seminário. Bem hajam!»
Seguidamente tomou a palavra Domingos Costa: “Enquanto presidente da Direção senti sempre a colaboração de todos os elementos dos órgãos sociais. Cada atividade que fazíamos, cada reunião que fazíamos, sempre tivemos a colaboração de todos. Nunca foi uma colaboração forçada. Ao novo Presidente quero dizer também que pode contar com todos” porque “é com este espírito que todos estamos aqui.” Depois, dirigiu uma palavras “ao nosso amigo Dinis do Vale” que, não fazendo já parte dos órgãos da Associação não deixará a Associação p
orque, afirmou, “serás sempre bem vindo às nossas reuniões, sejam elas aqui, sejam fora de Vila Real.” Tal significa que a Associação continua a contar com ele.
José Manuel Moura pediu a palavra. E disse: “Uma nova Direção, um novo Presidente que não é novo nestas andanças e na participação que tem tido em todas as reuniões.” Ao novo Presidente “espero que aja e que faça acontecer coisas para os associados”. Citou, então, o Encontro de Vila Pouca de Aguiar/Pedras Salgadas, “abrangente para todos os associados”, caraterizando-o de “espetacular”. Na dinâmica que pode ser impulsionada, desejou que “saltássemos um pouco fora das nossas portas e pudéssemos fazer qualquer coisa em conjunto para fazer sentido em vários pontos da diocese.” Deu como exemplo os citados encontro em Vila P
ouca de Aguiar. Seguidamente fez referência a um texto publicado por Ribeiro Aires, no Notícias de Vila Real, sobre o Seminário, como pretexto de reflexão sobre o Seminário e o seu destino. Focou-se na referência ao momento inicial da sua edificação e como a sua alma está a ser adulterada. Lembrou os dias em que a Associação tinha uma sala para guardar as suas «coisas». Propôs que se tentasse recuperar, a seu tempo e com a devida autorização um espaço que funcionasse como «sede» e nela pudesse figurar não só os «retratos» dos fundadores, como também os dos presidentes da Direção.
Seguiram-se breves palavras de Dinis do Vale a agradecer as palavras que lhe foram dirigidas, a lembrar os anos que exerceu funções nos vários órgãos sociais, declarando que podiam contar com a sua amizade.
Seguiu-se a Ceia de Natal, num refeitório do Seminário. Estiveram presentes os empossados, familiares e o padre João Curralejo.
Ribeiro Aires
