2023
ACTA nº 1
Aos vinte e oito dias do mês de Janeiro de 2023, reuniram os órgãos sociais, no Pópulo, Casa da Portela, sob a presidência de Domingos Costa, tendo como ponto único da ordem de trabalhos a realização da conferência, “ Estudos sobre a Bíblia para Português”, a proferir por frei Herculano Alves.
Estiveram presentes os seguintes elementos: Domingos Costa, Ribeiro Aires, José Manuel Moura, António Cascais, Fernando Capela e Pedro Ribeiro.
Após leitura e aprovação da ata da reunião anterior, o presidente da Direção Domingos Costa começou por informar que esta conferência se realizará no dia 25 de Março, tendo como público alvo: antigos alunos do seminário, clero, ordens religiosas, movimentos laicais e catequistas. Seguidamente, esclareceu não só o conteúdo, como o método que o conferencista adota em relação a este tema. As abordagens e as leituras que apresenta sobre a Bíblia são diversas e transversais ao longo dos séculos. Faz comparações, contradições, dissidências, que foram surgindo com a interpretação da Bíblia, o que diz o Antigo Testamento e Novo Testamentos. Analisa o novo pensamento na Renascença, na Reforma, a reforma do Concílio de Trento, o pensamento bíblico nos séculos XIX e XX. Fernando Capela interveio para referir que o formato da conferência já está solidificado. O formato para esta conferência, disse Domingos Costa, está assim delineado: tempo da conferência propriamente dita, das 9,30 horas às 12,30horas; tempo para perguntas e respostas, a meia hora seguinte. O local preferencial, e à partida, será o auditório do Seminário que tem capacidade para 100 pessoas. Como alternativas ao Seminário, no caso de as inscrições ultrapassarem significativamente este número, foram indicadas as seguintes: auditório do Arquivo Distrital com 105 lugares, mas que não acrescenta nada ao auditório do Seminário; o University Center, na UTAD, com 120 lugares; Pequeno Auditório do Teatro Municipal, com 145 lugares, e a Aula Magna da Reitoria, com o máximo de 300 lugares. O auditório do Seminário já foi pedido por e-mail, informou o presidente.
De seguida, discutiu-se a estratégia de inscrições que, depois de várias intervenções e opiniões, ficou assim definida: para os associados, inscrições até dia 15 de fevereiro, inclusive; desta data até 15 de março, as inscrições são abertas ao público em geral, denominamente organismos relifiosos, e far-se-ão os seguintes convites: bispo da diocese, presidente da UASP, secretariado diocesano da liturgia, secretariado da catequese, superior da ordem dos franciscanos, madre superiora das franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição, representante da Casa de Santa Marta (Chaves) e missionários Vicentinos.
Após o elencar dos participantes, colocou-se a questão das despesas: o pagamento ao conferencista; a possibilidade de haver almoço, no seminário, ou noutro local, caso a conferência se realize fora do Seminário, porque as pessoas se deslocam e deve haver indicação da possibilidade de um local para a refeição. Ou seja: no ato da inscrição o participante tem de referir se a sua presença inclui ou não almoço, com o objetivo de o vincular. Para este efeito, António Cascais perguntou se a Associação tinha alguma conta. O presidente respondeu que nos próximos dias esse assunto iria ser resolvido.
Para a realização é necessário distribuir tarefas, disse o presidente da direção. Fernando Capela propôs que às nove horas estivessem no Seminário três pessoas para receberem os participantes: Domingos, Moura, Ribeiro Aires. No auditório estariam Fernando Capela, António Cascais, a organizar a sala. Fernando Capela sugeriu que se fizesse um cartaz de divulgação e um convite formal a enviar às pessoas/entidades convidadas.
Finalmente, pensou-se na constituição da mesa e da apresentação do conferencista.
E não havendo mais nada a tratar, se encerrou esta reunião da qual foi feita a presente data, que vai ser assinada por mim, que a secretariei, e pelo presidente.
Domingos Vilela Costa
____________________________
Joaquim Ribeiro Aires
____________________________