2022
ATA Nº 5
Aos doze de dezembro de dois mil e vinte e dois, em Vidago, pelas 19 horas, realizou-se uma reunião dos órgãos sociais, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto um – Balanço do ano de 2022;
Ponto dois – Preparação do ano de 2023;
Ponto três – Informação sobre o Plano de Atividades da UASP para 2023.
Ponto quatro – Discutir outros assuntos que considerem pertinentes para a AAASVR.
Verificaram-se, nesta reunião as seguintes presenças: direção – Domingos Costa, presidente; Ribeiro Aires, secretário; José Manuel Moura e António Maria Dias Cascais, vogais; Assembleia Geral – José Augusto Branco, presidente; Valentim Santos, secretário; Conselho Fiscal – Cláudio Silva, relator.
Tomando a palavra, o presidente da Direção fez a súmula do que foi realizado durantes este ano, prestes a terminar, lembrando o convívio anual, realizado em Maio, sublinhando um certo desconcerto após o almoço, à hora de se realizar a Assembleia Geral. Já o Dia da Associação que se realizou a 29 de Outubro decorreu como o esperado, significando isto que foi mais social e animado. O almoço começou com a ementa tradicional: farinha de pau, carne assada e sobremesas variadas. A animação esteve a cargo do Núcleo Folclórico da Universidade do Porto – Silvério, Rui, Fernando e Rafael. Depois, Domingos Costa referiu a participação na Assembleia da Primavera da UASP, em Aveiro, com a participação dele próprio, de Ribeiro Aires, de Fernando Capela e de Dinis do Vale. Neste seguimento, informou da participação na Assembleia do Outono da UASP, realizada no dia 26 de Novembro, em Fátima. Esta reunião Domingos Costa e Ribeiro Aires fizeram uma síntese, sobretudo sobre o que passou da parte da manhã, ocupada pela conferência de Frei Herculano Alves, da Ordem dos Capuchinhos, que incidiu sobre “ As traduções dos textos bíblicos para português”.
Ponto dois – O presidente da Direção, além dos dois convívios normais para o próximo ano, sugeriu que se realizasse uma atividade cultural e um seminário aberto à população, a realizar em Março. Há a atividade cultural da UASP, em julho. Se decidirmos realizar uma atividade cultural terá de ser em julho ou em junho. Podia ser uma visita a vários locais do distrito. Para realizarmos uma conferência ou algo do género, Domingos Costa voltou a referir a Assembleia da Primavera e a conferência acima mencionada, sobre a Bíblia. Então, avançou com a hipótese de se fazer esta conferência em Vila Real, com este mesmo tema, antes da nossa assembleia de Maio. Em alternativa foram sugeridos outros nomes: Bagão Félix, Sobrinho Simões. Domingos Costa ficou de iniciar os contatos com o Frei Herculano Alves a fim de se saber da possibilidade de ele fazer a conferência e agendar a data da sua realização, caso ele dê uma resposta afirmativa.
E nada mais havendo a tratar se deu por encerrada esta reunião da qual foi lavrada a presente ata que de depois de lida e aprovada vai ser assinada por mim, que a secretariei, e pelo presidente da Direção.
O Presidente
______________________________
Domingos Fernando Vilela Costa
O Secretário
___________________________
Joaquim Ribeiro Aires